Pão nosso de cada dia na Comunidade-Luz

Pão nosso de cada dia na Comunidade-Luz

1O pão é um dos alimentos mais antigos e básicos incluídos na dieta tradicional de muitos países do mundo e, por sua fácil elaboração e baixo custo, é o complemento de várias comidas.

A Comunidade-Luz também tem o pão como parte do alimento diário, e aqui se realiza todo o processo de fabricação, desde a moagem do grão até a cozedura. E o produto é compartilhado com todos os membros como acompanhamento nutritivo no café-da-manhã, lanches, etc.

2O pão tem um valor nutricional que varia segundo o tipo de cereal ou grão que se utilize, mas todos os tipos de pão têm um nutriente em comum: proporcionam um alto valor de carboidratos e algumas proteínas, aminoácidos, micronutrientes e vitaminas. Proporcionam também 40% de água e, dependendo do tipo de farinha usado, como o trigo, que é responsável por um grande aporte de fibras, sendo a farinha integral a que mais fibra possui.

Na Comunidade-Luz o processo de panificação começa na casa das farinhas. Ali se recebe a doação de grãos de trigo comum de um campo vizinho e se moem em um moinho a materlo, do qual já sai a farinha integral pronta para ser usada. O mesmo processo se realiza com o arroz integral e branco para conseguir farinha de arroz.

4A padaria se encontra na área Redención 2 e o trabalho de panificação é realizado uma vez por semana por 2 ou 3 pessoas. A área está equipada para fabricar o pão necessário para toda a Comunidade e inclui uma amassadora grande, um forno à lenha para 9 bandejas e uma câmara fermentadora que permite acelerar e melhorar o processo de fermentação da levedura.

Produz-se pão sem glúten, pão de farinha integral e pão doce. O pão integral é realizado em sua totalidade com farinha integral, o pão sem glúten se consegue com farinha de arroz, enquanto que o pão doce é realizado com farinha comum, passas de uva e coco. Dessa forma, três são as variedades que são providas na Comunidade-Luz como suplemento em várias comidas.

3O primeiro pão que costumamos fazer é o pão sem glúten, o qual levou bastante tempo para aprender por causa dos tipos de ingredientes e os tempos de cozimento que são bem diferentes de um pão comum. Também requer muita atenção”, conta Tadeo, um do membros estáveis da Comunidade-Luz que foi designado para fazer o pão.

Esse tipo de pão sem glúten se faz com farinha de arroz integral ou branco e uma “pré-mistura” feita de fécula de mandioca, fécula de papa e farinha de arroz. Todos os detalhes do procesos do pão têm que ser minuciosamente observados desde a quantidade de cada ingrediente até o resfriamento do pão recém cozinhado, já que pode ficar úmido e com bolor.

5E Tadeo agrega: “Também se acrescenta ao pão de arroz linhaça, chia, girassol e amendoim, conferindo-lhe um aporte nutritivo. A massa resultante é bem líquida, diferentemente do pão com glúten, e necessita que o forno esteja bem quente para seu correto cozimento.”

O segredo do pão integral não é a farinha, mas a correta proporção da água e azeite”, comenta-nos frei Josafá, que aprendeu esse detalhe por meio de várias provas até conseguir o pão com a consistência desejada. Além disso, aprenderam que as proporções variam segundo a umidade e calor do ambiente, pois isso determina se a massa deve estar mais ou menos úmida para que saia um bom produto.

6

A panificação é dirigida por membros da Comunidade-Luz que já tiveram várias experiências no âmbito. As pessoas que realizam essa tarefa sabem que leva tempo, esforço e estar sob altas condições de calor e atenção, mas sempre se tem presente algo em comum entre todas as atividades que se levam a cabo em uma Comunidade-Luz: o serviço altruístra e abnegado a todos os demais membros da Comunidade-Luz.

Eu, que nunca soube cozinhar nada em minha vida, de repente fazer o pão é um grande passo porque, mais que material, é algo espiritual. Você sabe que é para o irmão, que é para o sustento e o agradece”, disse-nos Tadeo enquanto se concentra nas misturas do pão integral. “Qualquer pessoa que tenha vontade de aprender pode se oferecer para realizá-lo. A diferença é que aqui cuidamos com atenção do processo, o fazemos com amor e sabendo que você o faz para seus irmãos.”

7

Enquanto Tadeo comenta e está atento ao processo, frei Josafá coloca os pães no forno e agrega: “O importante é a intenção com a qual se faz algo, não importa o que, mas que se faça com o coração. Mesmo que não tenha grande qualidade, mas foi feito pensando em quem o vai receber. Isso é o que faz uma grande diferença.”

Ao final da tarde e assim que os pães já tenham esfriado, eles são distribuídos em caixas para toda a Comunidade-Luz, a qual terá disponível esse alimento nobre e realizado sob amorosas intenções, como sustento após as tarefas do dia a dia.