Sistema de Construção com ISOPAINÉIS: Curso e Obra na Comunidade-Luz

Sistema de Construção com ISOPAINÉIS: Curso e Obra na Comunidade-Luz

1A Comunidade-Luz Fraternidade de Aurora realizou, durante os dias 9 e 10 de novembro, um curso teórico, dirigido por construtor especializado no sistema de construção com painéis ISOPAINEL, também chamados “Painéis isolantes autoportantes”. O procedimento prático, está sendo levado a cabo na área de R2, onde se encontra em processo de construção a primeira obra com a aplicação desta técnica.

 

2O sistema de construção através de isopainéis teve a sua origem nos Estados Unidos, e foi-se expandindo para vários países devido às suas grandes vantagens: isolamento térmico, acústico e hidrófugo, alta resistência estrutural e ao fogo. É de fácil manipulação o que facilita a montagem ou desmontagem, implicando menos mão-de-obra. Os painéis são reutilizáveis, e a totalidade dos materiais empregados nos mesmos são recicláveis.


3Estes painéis consistem de um núcleo de espuma rígida de poliestireno expandido (EPS), recoberto de ambos lados por uma chapa de aço galvanizado, cuja união se obtém utilizando-se uma cola de fórmula especial, associada a pressão e calor. Podem ser utilizados para vários fins, como por exemplo, em vivendas familiares e depósitos, como também na expansão de construções já existentes.

 

4A pós ter realizado algumas pesquisas em território Uruguaio, a Comunidade-Luz em Aurora, chegou à conclusão de que esta técnica traz grandes vantagens, não somente por ser apta para o ambiente rural e frente às habituais variações atmosféricas, mas também por ser uma técnica que os próprios membros da Comunidade podem empregar, devido à sua facilidade de montagem. Nesse sentido, durante os dois dias do curso, Walter Tironi, transmitiu as informações necessárias para se aprender esta técnica inovadora.

5Na área R2 da Comunidade-Luz teve início o processo da primeira construção utilizando este sistema, sob a direção de Walter Tironi e o olhar atento de alguns integrantes da Comunidade.

Leandro Batalla García, membro da Comunidade-Luz que participou da experiência, conta-nos: “toda a Comunidade pôde integrar-se neste tipo de construção. Tivemos a experiência de construir o piso e o contrapiso. Muitos de nós colaborámos com as misturas, passámos a areia e a brita, e foi uma experiência muito boa, porque tivemos consciência de que, apesar das nossas limitações, é possível contribuir com o melhor de cada um para a concretização desta obra”.

E6sta primeira construção servirá de depósito para os alimentos e as sementes gerados pelos cultivos, pelo que a construção será simples e muito útil como experiência para futuras construções.