Travessia de Fé: Peregrinação com a Virgem dos Trinta e Três

Travessia de Fé: Peregrinação com a Virgem dos Trinta e Três

Uma pequena estátua com a face da Virgem dos Trinta e Três foi abençoada pela Virgem Maria em 13 de dezembro de 2015, para peregrinar por todo o território uruguaio. Segundo as Suas palavras, isto permitirá “que a partir d’Ela, do ingresso d’Ela em suas casas e em seus grupos de oração, reúnam-se em fraternidade e se reconciliem”.

Padroeira do Uruguai
Padroeira do Uruguai

A Padroeira do Uruguai, além de ser um ícone muito venerado pelos uruguaios, é um símbolo histórico, já que foi testemunha da declaração de independência do país levada a cabo em 1825, por trinta e três patriotas dessa Nação. Diante dessa imagem da Mãe de Deus, celebrou-se a missa pela pátria e foi apresentada a bandeira tricolor. Por isso, o povo, espontaneamente, foi chamando a pequena escultura “A Virgem dos Trinta e Três”, que na atualidade encontra-se na Catedral de Florida, Uruguai.

A imagem, tal como Nossa Senhora pediu naquela oportunidade, começou a peregrinar graças aos integrantes da Rede-Luz do Uruguai, que se comprometeram a fazer que ela percorra o país. Antes de cada saída, árdua e cuidadosamente, realizava-se um estudo de todas as rotas e os seus limites para que nenhum espaço do território uruguaio deixasse de receber as bênçãos da Mãe. Várias pastas com registros das viagens, amorosamente catalogados por estado, são testemunhas de um trabalho respeitosamente criado para que o manto de Maria chegasse a cobrir toda a Nação.

praia por praia, era depositada frente ao mar
Praia por praia, era depositada frente ao mar

Uma das primeiras grandes missões que se dispuseram a realizar teve o objetivo de percorrer a maior parte da costa uruguaia. Quinhentos quilômetros de areia foram o cenário da intercessão da Virgem, que, praia por praia, era depositada frente ao mar, onde a intuição indicava, e rogava-se que os códigos de amor de Maria impregnassem as águas e todos os seres vivos que nelas habitam.

Asilos, lares, cárceres, praças, cassinos, zoológicos, hipódromos e pedreiras foram alguns dos ambientes que receberam a presença da Padroeira do Uruguai. Durante dois anos, os irmãos da Rede-Luz, esquecendo o cansaço, percorreram cada povoado, casa e lugar público que se apresentava, confiando, em seus corações, que seriam instrumentos de Maria, oferecendo-se como extensões dos Seus pés e mãos para que o trabalho em cada alma que fosse tocada se realizasse. E assim foi. Tudo aconteceu em total harmonia, movidos pela fé.

extensões dos Seus pés e mãos
Extensões dos Seus pés e mãos

“Abençoarei esta imagem, que já é consagrada ao Meu Coração, para que, assim, abra a porta de cada lar desta Nação, os lares que queiram escutar-Me, que queiram orar Comigo, acendendo o Reino de Aurora, para que a cura se expanda pelo planeta, começando em cada um de vocês até chegar ao mundo inteiro.” Virgem Maria, 13 de dezembro de 2015.

Milhares de histórias podem ser contadas, mas as palavras não são suficientes para descrever o milagre de uma travessia de mais de 55.000km cheia de fé. Entre elas se encontram: o dia em que a imagem foi abençoada pela Igreja diante de milhares de pessoas que veneram a Mãe de Deus na Peregrinação Nacional da Virgem dos Trinta e Três; a visita ao lugar onde foi a conhecida matança dos indígenas Charruas, lugar que foi o cenário de muita dor na história deste povo; e os momentos de oração em frente aos matadouros, frigoríficos e depósitos pedindo a intercessão de Maria pelos Reinos da Natureza. Uma integrante da Rede-Luz, que participou dessa grande missão, contou-nos: “Onde não nos deixavam entrar, orávamos na porta. Entramos em lugares que não sabemos como foi possível, mas quem entrava era Ela, e nós atrás...”.

Em todos os casos abraçaram Maria
Em todos os casos abraçaram Maria

Uma ocasião, entraram em um hospital, no isolamento de pacientes infectocontagiosos, onde encontraram grande sofrimento, crises e, em alguns casos, situações à beira da morte. Ali, o amor ao próximo foi mais forte. Então deixaram de lado o medo de contágio e conseguiram que os enfermos com grande necessidade de reavivar a fé tivessem contato com a Mãe de Deus. “Em todos os casos abraçaram Maria, até as pessoas que menos se esperam...” conta uma participante dessa visita.

 

“Nesta noite Me ponho sobre vocês e deixo o Meu Coração nesta imagem, porque quando mais necessitarem, Meus amados, é quando mais Graças verterei sobre cada um dos Meus filhos.” Virgem Maria, 13 de dezembro de 2015

a Mãe verteu Suas Graças pela fé dos uruguaios
A Mãe verteu Suas Graças pela fé dos uruguaios

Cadernos cheios de fotografias e longas histórias refletem o amplo e exaustivo trabalho que aconteceu durante esses anos em que a Mãe verteu Suas Graças pela fé dos uruguaios em Suas palavras, o que lhes permitiu vencer as dificuldades do trajeto e os climas extremos. Rostos sorridentes e agradecidos, iluminados pela presença de Maria, coroam as pastas com o registro de cada lugar visitado e abençoado pela Virgem Maria, dando testemunho da Sua Presença no Uruguai.